O bairro Delfino Guedes mais conhecido como mutirão apresenta um histórico sócio econômico extremamente carente em pesquisa de campo, nós alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia estudantes do CUNI de Ibicaraí aplicamos um questionário que teve por objetivo observar quais as necessidades e demandas que o bairro tem.
Através dos resultados obtidos ficou claro que a comunidade não dialoga como unidade crítica e construtiva acerca dos problemas de seu bairro, sendo necessário despertar a intenção participativa para que a mesma seja usada como base na busca de reivindicações, partindo do pressuposto de que unidas as pessoas e suas intenções adquirem voz mais ampla na sociedade.
Análises
Os dados gerados a partir dessa pesquisa de campo mostram as condições de carência do bairro Delfino Guedes que na área de infraestrutura apresentam diversas necessidades como a falta de calçamento das ruas como registrado no formulário na seção 5.4.
Percebe-se que a população é carente e não tem uma renda fixa, através dos dados notamos que 33,3% da população recebe o bolsa família, e 33,3% não recebe este benefício. Tais resultados mostram que o bairro necessita de políticas que atendam a população de forma mais ampla, tal afirmação se justifica no cenário social do bairro que apresenta amplas fragilidades estruturais.
Propostas de Intervenção
1ª- Montar grupos estratégicos de discussões
Esta proposta visa interação da comunidade e ampliação de conhecimento sobre as condições locais já que o cidadão informado de suas necessidades é agente fundamental no desenvolvimento de sua região, a priori as reuniões podem ser realizadas quinzenalmente em diferente grupos distribuídos pela comunidade, o conteúdo das reuniões de cada grupo podem ser socializados em ambientes virtuais ampliando assim a unidade de cada grupo.
2ª- Coleta de informações sobre como as carências do bairro afetam os moradores e seu entorno
Antes de exigir do município qualquer coisa é preciso que os moradores fundamentem suas reivindicações, tratando de aspectos como por exemplo, a falta de médicos no bairro aumenta os números de pessoas doentes que podem eventualmente desencadear uma epidemia na cidade ou bairros próximos, a falta de tubulação e direcionamento de esgoto e chuva contribui para diminuição da qualidade de vida dos moradores. Aspectos como estes são de inteira responsabilidade municipal em decorrência de estarem ligados a estruturas de manutenção social e urbana.
Discentes: Maria Caroline Viana Alves; Fábio Dos Santos Carvalho; Daniele Silva santos; Roberto Silva Ramos; Gabriela Andrade Santos e Judy Macedo
Docente: Humberto Zaidan
Nenhum comentário:
Postar um comentário